Aliada a seus parceiros, a BASE AMBIENTAL constitui um grupo sólido com experiência na área de Saneamento Ambiental, apta a atuar no desenvolvimento de Planos e Projetos de Saneamento, Gerenciamento de Resíduos (PGRS e PGRSS), Drenagem Urbana, entre outras áreas correlatas.
Planos de Saneamento
Os Planos de Saneamento preveem a implantação de instrumentos norteadores de planejamento relativos a ações que envolvam a racionalização dos sistemas de saneamento existentes, obtendo-se o maior benefício a um menor custo. Consiste numa ferramenta de otimização dos recursos já implantados de modo a aumentar os índices de satisfação da população e o desenvolvimento econômico da região, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.
Dessa forma a atuação da BASE AMBIENTAL volta as suas atenções para as prefeituras municipais, bem como empresas que contemplem a elaboração de Planos de Saneamento entre condicionantes para obtenção de licenças ambientais.
PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Trata-se de um documento técnico integrante do sistema de gestão ambiental, baseado nos princípios “resíduo zero”, que aponta e descreve as ações relativas ao manejo desses resíduos internamente ao estabelecimento, observadas as suas características, a sua destinação final.
Deve ser elaborado pelo gerador dos resíduos (empresas, indústrias, empreiteiras, entre outras) e submetido à análise do órgão ambiental para aprovação e obtenção de licença para a atividade.
PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde
É o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas as suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos.
Todos os estabelecimentos geradores de Resíduos de Serviços de Saúde necessitam apresentar esse documento ao órgão licenciador, baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação desses resíduos, estabelecendo as diretrizes de manejo dos RSS.
Projetos de Saneamento
Consiste na aplicação de técnicas de engenharia com foco na estruturação de um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Abrange a elaboração de projetos com foco em abastecimento de água, sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário, gerenciamento de resíduos, drenagem urbana, entre outros.