Programa “Trato Pelo Capivari”

Em operação desde 16/12/2019, o programa “Trato pelo Capivari” vem percorrendo ruas de Florianópolis realizando vistorias no sistema de esgoto sanitário em imóveis da região do bairro Ingleses.

O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto nos Ingleses, verificando as ligações das residências à rede de coleta e moradias com sistema de tratamento individual (principalmente fossas) que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, atingir o Rio Capivari.

A força-tarefa conta com o apoio de fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram e Prefeitura de Florianópolis, sendo executado pela empresa ECHOA Engenheira.

Segundo o programa, nas duas primeiras semanas de operação, foram visitados 150 imóveis com 24 autuações, 15 lacres de rede e 1 multa.

Outro dado relevante é que no dia 27/02/2020, o programa Trato Pelo Capivari efetuou lacres de 11 ligações de esgoto irregulares e emitiu 3 multas por crime ambiental em apenas uma única servidão.

A irregularidade de maior incidência é o lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial (boca de lobo), tal prática caracterizada como crime ambiental, prevendo-se multa inicial no valor de R$ 5.000,00.

Assim, se você foi notificado pela programa ou possui dúvida quanto à regularidade das instalações sanitárias, entre em contato conosco.

A Base Ambiental possui na sua equipe profissional qualificado para fornecer a melhor técnica e apontar a solução adequada às irregularidades.

Fonte: http://floripamanha.org/2020/03/em-apenas-uma-servidao-dos-ingleses-trato-pelo-capivari-efetua-11-lacres-de-esgoto-irregular/ e  @tratopelocapivari