Programa Floripa se Liga na Rede

O Programa Floripa se Liga na Rede esteve durante os últimos meses fiscalizando e orientando residências, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro Abrãao, e no momento encontra-se com a sua base no Norte da Ilha.

Este programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a CASAN, e objetiva a regularização das ligações prediais na rede pública coletora de esgoto, atendendo a Lei Federal 11.445/2007, Decreto Regulamentador 7.217/2010, Norma Técnica 8160/1999 e Orientações Técnicas da Vigilância Sanitária do Município de Florianópolis.

A BASE AMBIENTAL, sendo uma das empresas credenciadas para execução de obras e autodeclaração de regularidade, realizou nos últimos meses a regularização de residências e condomínios inspecionados pelo Programa.

As irregularidades mais comuns encontradas nos condomínios e suas respectivas soluções são:

IRREGULARIDADE

SOLUÇÃO

AUSÊNCIA DE CAIXA DE GORDURA

Instalação de caixas de gordura com os elementos mínimos exigidos na NBR 8160:99

ENCAMINHAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA REDE DE ESGOTO, E VICE-VERSA

Através de testes com corantes é possível diagnosticar a presença dessa desconformidade. A solução geralmente utilizada é realizar os desvios e adequações para o encaminhamento correto da água pluvial para a rede de drenagem e efluente doméstico para a rede de esgoto da CASAN.

INFILTRAÇÕES EM CAIXAS DE PASSAGEM E DE GORDURA

Também diagnosticado utilizando os testes com corantes, aplica-se concreto com aditivo de impermeabilizante em todos os locais em que as infiltrações são percebidas.

ENCAMINHAMENTO DE EFLUENTES DO BANHEIRO E COZINHA NA MESMA TUBULAÇÃO

Situação mais complexa encontrada em condomínios e muitas vezes envolve adequações no interior dos apartamentos. Cada caso precisa ser estudado com bastante detalhe e cautela, sempre respeitando as normas técnicas vigentes e orientações da Vigilância Sanitária do município.

Em relações às residências unifamiliares, as mais frequentes irregularidades são a ausência de caixa de gordura e ligação parcial do esgoto doméstico na rede coletora da CASAN. Muitas casas ainda possuem sistema individual de tratamento (fossa, filtro e sumidouro), que precisa ser desativado e todo o efluente encaminhado à rede.

Para garantir a conformidade com as legislações ambientais vigentes é fundamental a contratação de profissionais devidamente habilitados, com experiência na área e com certificação no Programa Floripa Se Liga na Rede.

A BASE AMBIENTAL, já certificada pelo programa, pode oferecer as soluções mais indicadas para a regularização do seu imóvel. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso.