Floripa Se Liga na Rede

A empresa Base Ambiental participou da capacitação do programa “Se Liga Na Rede”, e está certificada a fiscalizar as instalações sanitárias das residências.

Floripa Se Liga Na Rede habilita empresas para fazerem ligações de imóveis à rede de esgoto.

Capacitação gratuita foi ministrada em aula teórica e prática para empresas e profissionais autônomos.

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) deram mais um passo em conjunto visando promover a interligação de todos os imóveis atendidos por rede pública de esgoto da cidade. Por meio do Programa Floripa Se Liga Na Rede, foi oferecida a capacitação gratuita “Como fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede da Casan” para empresas e profissionais autônomos que trabalham com instalação hidráulica, encanamento e construção.

De acordo com o coordenador do programa e superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, o objetivo do curso foi o de habilitar empresas para prestarem serviços de regularização das edificações inspecionadas pelas equipes do programa que apresentem alguma inadequação. Além de serem indicados oficialmente pela PMF e Casan, os participantes serão credenciados pela Caixa Econômica Federal para atender os correntistas do banco que optarem por utilizar o Cartão de Crédito Se Liga Na Rede, novidade desta fase do programa e que vai dar condições financeiras para que o proprietário possa arcar com os custos tanto de material de construção, quanto de mão-de-obra.

“O curso foi uma etapa marcante do programa, pois nos permitiu orientar os profissionais que vão nos ajudar a resolver os problemas da cidade quanto a ligação de esgoto. São empresas e trabalhadores que vão ser os primeiros a participarem do financiamento com o Cartão Se Liga Na Redes. Com essa medida, portanto, estamos dando as condições para acabar de vez com as ligações clandestinas, oferecendo quem faz a adequação e dando condições para pagar”, disse Arruda.

Sobre o curso

O curso “Como fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede da Casan” foi ministrado pelo engenheiro Igor Puff Floriano. Em dois turnos, a capacitação teve pela manhã aula teórica no Auditório da Aresc e, à tarde, aula prática interativa em uma instalação hidráulica simulada nas dependências da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, da Casan.

“Foi importante trocar experiências com quem está no mercado e ao mesmo tempo alinhar com eles uma parceria para tornar mais efetiva a ação do Floripa Se Liga Na Rede lá na ponta, no atendimento do munícipe”, destacou Floriano.

Ao final, o gerente geral da Agência Caixa Econômica Federal, Carlos Renato Rossetto, prestou esclarecimento sobre como será feito o credenciamento das empresas no banco para poder oferecer o serviço sob o financiamento.

“Esta condição é inédita no país, pois esse cartão vai possibilitar não só o pagamento do material de construção, mas também da mão-de-obra. É um passo importante para o futuro de nossa cidade e a qualidade de vida de nossos filhos”, ressaltou.

O certificado do curso será uma das condições para o credenciamento no banco.

http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/seliganarede/index.php?pagina=notpagina&menu=&noti=19918